Mundo dos Games assiste a duelo de guitarras

A temporada de festas é o momento quente no mercado de videogame, e este ano já revela a oposição entre o Xbox 360 da Microsoft e o PlayStation 3, da Sony, e a briga entre novos jogos e continuações de séries de sucesso, como em "Halo 3". Mas uma das rivalidades que está sendo acompanhada de mais perto é a que opõe dois jogos que não envolvem tiroteios ou vínculos com o cinema. Em lugar disso, "Guitar Hero III: Legends of Rock", da Activision, e "Rock Band", da MTV, colocam os jogadores no papel de músicos de rock, e permitem que eles acompanhem canções de bandas como Metallica e The Who.

Ambos os títulos podem ser importantes para um setor que está tentando ampliar seu alcance aos adultos, mulheres e outros grupos desinteressados em jogos de combate. Como o Nintendo Wii, os jogos de rock encontraram audiência receptiva, e as versões anteriores de "Guitar Hero" venderam seis milhões de cópias. Na semana de lançamento, o "Guitar Hero III" registrou US$ 115 milhões em vendas. "Rock Band" foi lançado na terça-feira passada.

Essa batalha virtual entre bandas também opõe uma das líderes do setor de videogames, a Activision, à MTV, subsidiária da Viacom que começou recentemente suas atividades com videogames mas tem raízes profundas no mundo da música. Em longo prazo, as duas empresas acreditam que o gênero de "jogos de ritmo" tenha o potencial de atrair audiências convencionais que não se deixam seduzir pelos robôs e carros de corrida que se tornaram os produtos dominantes do setor.

"Nós jamais tivemos qualquer coisa parecida com 'Guitar Hero' em termos de apelo junto a uma massa de pessoas", disse Robert Kotick, presidente-executivo e do conselho da Activision. "O jogo foi mencionado em 'South Park', 'Gossip Girl', e no 'Ellen DeGeneres Show'. Não sei qual é a composição demográfica da audiência no programa de Ellen, mas tenho certeza de que não são típicos jogadores de videogame".

Ambos os jogos empregam controladores em forma de instrumentos musicais. "Guitar Hero III" é jogado com uma versão plástica miniaturizada de uma guitarra Gibson Les Paul, com botões onde as cordas deveriam estar, enquanto "Rock Band" usa uma Fender Stratocaster de brinquedo, uma falsa bateria e um microfone. O objetivo do jogo é apertar os botões da guitarra ou tocar as peças da bateria acompanhando a música, e cantar no tom e com a divisão correta, em uma experiência semelhante a um karaokê.

Elas preferem jogar Guitar Hero do que Rock BandA MTV quer obter um benefício adicional, de "Rock Band". Em um momento no qual sua audiência central está dedicando mais tempo aos videogames, a empresa deseja usar o novo título para se estabelecer em uma nova mídia, e como ponto de partida para novos empreendimentos de programação e música. "Rock Band" e "Guitar Hero" permitem ambos que os jogadores de certos sistemas de videogames paguem a mais para baixar canções adicionais. Vendas como essas poderiam elevar o faturamento das gravadoras, que enfrentam uma longa crise.

"Nós acreditávamos que existisse uma grande oportunidade, bem enquadrada à nossa marca e antecedentes", disse Van Toffler, presidente do MTV Networks Group. "E isso nos oferecerá muitos negócios e fontes de receita derivados".

A rivalidade entre MTV e Activision se torna ainda mais aguda se considerarmos que "Rock Band" e as versões anteriores de "Guitar Hero" foram desenvolvidos pelo Harmonix Music Systems. (O mais recente "Guitar Hero" foi desenvolvido por outro estúdio.) A MTV adquiriu o Harmonix em setembro de 2006 por US$ 175 milhões em dinheiro, em uma transação que não incluía os direitos sobre a marca "Guitar Hero". Para distribuir o Rock Band, a empresa assinou acordo com a Electronic Arts, a maior rival da Activision.

Como qualquer batalha entre bandas, esta envolve muita maledicência mútua. "A MTV tentar produzir um 'Guitar Hero' é como se nós tentássemos entrar no mercado de TVs de música", disse Kotick. A Activision, uma das maiores produtoras de videogame, vem registrando o melhor ano de sua história, devido a "Guitar Hero II", a diversas parcerias com filmes e à mais recente seqüência da série "Call of Duty".

Ambos os jogos receberam resenhas positivas. "Rock Band" oferece mais versões originais, em lugar de covers gravadas por músicas de estúdio, mas "Guitar Hero III" usa imagens virtuais de Slash, Tom Morello e Bret Michaels. "Guitar Hero III", disponível para todos os consoles mais recentes, custa US$ 100, com o controlador. "Rock Band" custa US$ 160, e está disponível para PlayStation 3 e Xbox 360, com uma versão para PlayStation 2 prevista para o mês que vem.
Nos próximos meses, os analistas acreditam que, dos dois, "Guitar Hero III" venderá melhor porque o número de cópias à venda será superior. "'Rock Band' vai se sair bem, mas há restrições de oferta", disse Michael Pachter, analista do setor de videogames na Wedbush Morgan Securities.

Quando a produtora Red Octane lançou a versão original de "Guitar Hero", dois anos atrás, o produto parecia muito renovador em um setor que havia passado a depender de séries e de reinterpretações visualmente mais avançadas das mesmas velhas idéias.
Ao contrário da maioria dos jogos, que realizam grande proporção de suas vendas na semana de lançamento, as vendas do "Guitar Hero" cresceram ao longo dos meses. Outras empresas começaram a perceber o potencial do título, e em maio de 2006 a Activision pagou US$ 99,9 milhões em dinheiro e ações para tomar o controle da RedOctane, que controlava a marca "Guitar Hero", nos termos de seu acordo com a Harmonix. A MTV comprou a Harmonix quatro meses mais tarde. [Terra]

Bookmark e Compartilhe
blog comments powered by Disqus
Related Posts with Thumbnails
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
"Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.
Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador.
Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador"

Voadora na Jugular - Nenhum direito reservado

Copyright 2010 - Voadora na Jugular - Surpreendente e Mortal - Tecnologia, Games, Internet, Humor. Powered by Blogger.
Free Blogger template by Freebtemplates.net. Original Design by Site5.