Para ficar mais fácil de entender o que se passa, primeiro vou contar o início da história. Devido à copa, resolvi providenciar um receptor de TV digital, desses USB, para poder assistir no trabalho os jogos no horário do almoço.
Optei pelo receptor da Multilaser. Junto com o aparelho, acompanha um CD com os drivers para instalação e o software para poder assistir e gravar os programas de TV no computador, o Total Media 3.5, com um serial para registrar tal software. Sim, com o serial - guardem bem essa informação.
O porém dessa história é que nem o driver e nem o software que vêm no CD funcionam com o aparelho, por um erro da fabricante. A solução então é acessar o site e baixar esses programas por lá. Com esses novos driver e programa, tudo funciona perfeitamente, ou quase isso. O - grande - problema é que o software que vem no site NÃO tem o serial, tendo o pobre comprador do receptor que utilizar uma versão de avaliação (evaluation).
A grande pegadinha está aí: o comprador adquire um receptor que vem com um software REGISTRADO, mas esse software não funciona. Presumo eu que se esse software é registrado, então o valor do registro está incluso no preço do aparelho. Ou seja: o comprador do receptor de TV digital da Multilaser pagou também pelo software Total Media 3.5 ao comprar esse aparelho. Só que esse programa não funciona com o aparelho, e o software que funciona e que eles fornecem pelo site da fabricante, o Newsoft Presto! PVR, não tem registro. Comprador sai lesado? SIM!!!.
Agora, aí abaixo eu vou colar a minha conversa com um atende. Não sei se é realmente uma pessoa ou se é um bot (robô), pelas respostas automatizadas que obtive. Pelo que pude ver, basta mencionar de qual aparelho estou reclamando para vir uma mensagem pronta, dizendo para eu fazer exatamente aquilo que eu acabei de dizer que já fiz.
Nesse momento, muito misteriosamente e antes que eu pudesse responder alguma coisa, a minha conexão com o atendente "caiu". Pude sentir que ele não tinha capacidade para resolver o meu simples problema. Pode ser também que a Multilaser esteja lesando os compradores nessa questão, fornecendo a eles um software ao qual eles não fornecem e nem pretendem fornecer o registro, e imaginam que solicitar ao usuário que envie o aparelho para troca irá resolver tal problema. A questão é que o aparelho está funcionando normalmente, porém o comprador paga por esse aparelho para assistir TV no computador com uma mensagem EVALUATION VERSION escrito em letras garrafais sobre a imagem da TV.
[nota: nesse momento, me enviaram um e-mail explicando como proceder para instalar o driver e o software, exatamente o que eu já havia mencionado a eles que já tinha feito]
[Update 21-06-2010] Registrei esse mesmo texto no Reclame Aqui contra a Multilaser no sábado, e hoje à tarde eles entraram em contato comigo por telefone. Pediram desculpas pelo incidente e explicaram que tiveram um problema com o funcionamento do hardware novo e o software Total Media, mas já estão fechando um contrato com a fabricante do Presto! PVR. Prometeram então que até o fim dessa semana irão entrar em contato novamente comigo para me passar o software em versão full e registrado. Gostei muito da atenção e do feedback ágil e resolutivo fornecido (ao contrário de outras certas empresas por aí).
[Update 27-06-2010] Até a data de hoje, ninguém da Multilaser entrou em contato comigo para me dar um novo posicionamento sobre a questão, conforme havia sido prometido na segunda-feira. Uma pena que não estejam continuando com o bom atendimento que deram no início.
[Update 25-08-2010] Apesar do quase um mês de atraso em relação ao prazo solicitado no primeiro contato, um representante da Multilaser entrou em contato comigo e me forneceu um número de série válido para o Presto! PVR, e agora estou com o software devidamente registrado. Problema resolvido e satisfação do cliente garantida!